Mnemônico para ajudar a memorizar o conteúdo

Mnemônico é a criação de uma história ou uma palavra-chave para nos ajudar a memorizar o estudado. No Direito, temos o LIMPE (princípios da Administração Pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência). Em Ato Administrativo, temos o COFIFOMOB (COmpetência, FInalidade, FOrma, MOtivo, OBjeto). Nos fundamentos da República, temos a ideia do SOCIDIVAPLU (SOberania, CIdadania, DIgnidade da pessoa humana, VAlorização do trabalho, PLUralismo político).

Ferramenta de estudo para concurso público

Aprender por mnemônico tem utilidade baixa. Porém, usar mnemônicos para memorizar o que você já aprendeu é fantástico! O uso dessa ferramenta não serve para aprender, mas para memorizar o que aprendeu.

No Estratégias de Aprovação falamos dos 5 Passos do Estudo e da Aprendizagem. O 3º passo é o APRENDER, o 4º é MEMORIZAR! Então, cognitivamente há 2 esforços diferentes! O de aprender e, depois de já ter aprendido, o de memorizar.

Dito isso, o uso dos mnemônicos é uma estratégia que você vai usar para ter determinada informação na ponta da língua, sem precisar reler dez vezes a mesma coisa. Haverá momentos que você vai estudar uma vez e vai memorizar. Haverá momentos em que mesmo depois de várias revisões, você ainda vai se confundir: esse é o momento de você aplicar os mnemônicos.

Na minha preparação para o TCU, isso foi fundamental. Criei cerca de uma centena de mnemônicos, incluindo acrônimos (usar uma palavra que vai servir como guia para você memorizar as características, os princípios, uma lista de elementos), associações simples, associações complexas, a técnica do rebolation, a técnica da paródia, listas etc.

Há vários tipos de mnemônicos que utilizei para memorizar uma centena de itens do meu edital para tê-los na ponta da língua na hora que fiz a prova. Tive vinte e sete dias para estudar a parte específica, então eu fazia mais ou menos 3 mnemônicos por dia, levava uns 5 minutos pra cada, e então memorizava uma coisa, ficava com ela na cabeça, precisava revisar uma ou

duas vezes, e eu tinha na ponta da língua para fazer a prova. Ao conseguir ter o domínio de como fazê-los e executando isso, será uma técnica que fará uma super diferença para você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s